domingo, maio 19, 2013

ALERGIA A ESMALTE: SAIBA DETECTAR

Conheça sintomas e aprenda a ter unhas bonitas sem prejudicar a saúde.

Além de deixar as mãos mais bonitas, os esmaltes também podem proteger as unhas de agressões externas. No entanto, para muitas pessoas a ida ao salão pode ser motivo de preocupação. A alergia a esmaltes pode aparecer em todas as fases da vida, especialmente na adulta, e é caracterizada por vermelhidão, coceira e descamação nas regiões que tiverem contato com o produto, como mãos, rosto, pálpebras, pescoço e orelhas.

De acordo com a dermatologista Paula Penna, as substâncias que provocam reações alérgicas são o tolueno e o formaldeído, presentes na composição de quase todos os esmaltes. Nos produtos cintilantes e perolados, além desses dois componentes, também há a presença da mica, uma espécie de pó, que pode desencadear o processo alérgico. "Muita gente imagina que a alergia a esmaltes afeta somente as unhas e a mão. Por esse motivo, quando as pessoas sentem olhos e rosto coçando e inchando, não sabem detectar de onde vem o problema. Em caso de sintomas deste tipo, é importante procurar um especialista e fazer um teste de contato com as substâncias alergênicas", alerta.

Pensando nisso, a colaboradora da Revista Personare, Melissa Mell, resolveu desenvolver um blog sobre o tema. A publicitária, que é alérgica a esmaltes, acredita que ainda faltam informações a respeito do distúrbio. "Além das próprias alérgicas, a maioria das manicures não sabe sobre o assunto e nem como lidar com esse tipo de cliente. E olha que já somos 10% da população. Uma vez conversei com uma profissional que tinha todos os sintomas de alergia a esmalte, mas não sabia o que era. Saí com as unhas feitas e ela com o telefone da clínica de alergia", conta.

ALÉRGICA E COM UNHAS LINDAS

Se você é ou conhece algum alérgico, vale lembrar que é possível não abrir mão da vaidade e desfilar com unhas pintadas e bem feitas. "A melhor maneira de prevenir os sintomas causados pela alergia é apostar no uso de esmaltes hipoalergênicos, ou seja, livres de tolueno, formaldeído ou mica", explica a dermatologista.

Diversas marcas e cores, já são encontradas no mercado, com preços diversos.
Retirar as substâncias mais alergênicas dos esmaltes é uma tendência mundial há tempos, portanto converse sempre com a profissional que te atende, porque nem sempre é possivel detectar a alergia imediatamente, fazendo assim, muitas clientes continuarem a utilizar o produto mesmo com desconfiança de que lhe prejudica..Fique de olho, prejudicial a saúde?...Não pode!! :)

Um comentário:

  1. hmmmm eu realmente não sabia q a reação alérgica era além de mãos e unhas... Ótimo post amiga, vlw a dica! Não sou alérgica mas é sempre bom estar informada :) Bjsss ♥

    www.esmaltandoguaruja.com

    ResponderExcluir